Biografia
Marco Antonio Bouquard é um artista multidisciplinar, agente cultural e advogado, com formação acadêmica em História e Direito. Cantor, instrumentista e compositor, busca transformar realidades por meio da arte, do direito e da preservação da memória, criando pontes entre passado, presente e o desenvolvimento comunitário.
Adolescente, interessou-se por violão, o que o levou a investir em teoria musical, ajudado pelo avô, que era maestro das sociedades musicais Carlos Gomes e Sete de Setembro.
Logo cedo, sua dedicação ajudou na conquista do prêmio de “aluno destaque”, quando cursava o Conservatório de Música Lia Salgado, em Leopoldina-MG. Atuou como professor de música em cursos ofertados pelo “fórum das artes”, “clube da música”, “casa da cultura”, cursos particulares e projetos sociais sempre em Além Paraíba-MG.
Tornou-se músico profissional como guitarrista da banda de rock Apollo XI, criada com o irmão e alguns amigos. Acompanhou outros artistas participando de bandas de bailes e conjuntos de rock. E investiu na carreira solo, apresentando-se em bares, clubes, casas de show e eventos culturais realizados em toda a região, transpondo as divisas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Conta com mais de vinte anos de estrada e já realizou um grande sonho: lançou no ano de 2014 seu primeiro álbum solo ‘Marco Antonio Bouquard’ com canções autorais. Nele mistura mpb, folk e rock, onde apresenta suas bem elaboradas letras com a força da juventude, do amor pelo trabalho e disponibilidade para parcerias.
Além da paixão pela música, pela poesia e pela ousadia, carrega na sua mochila uma grande experiência e muitos troféus de participações em festivais, atuando como intérprete, compositor ou instrumentista. Ainda cabe nela projetos sociais como o "Clube da Música" (com aulas gratuitas para crianças e adolescente em áreas de risco) , o Ponto de Cultura ‘Instituto Casa’ e o projeto “Além de um Porto" (que durante os domingos das férias escolares levou música gratuita à espaços públicos da zona rural e distritos de Além Paraíba-MG), promovendo a circulação de ações culturais, fortalecendo a autoestima e apropriando o espaço público para promover cultura.
Mas, melhor que estar falando do artista é curtir a sua arte. O álbum Tangram lançado em julho de 2020 traz belas canções. Neste trabalho, nos é apresentado um músico mais experiente, inovador e cada vez mais apaixonado pelo que faz.
No ano de 2025 realizou o lançamento do EP Filhos da Mata, Um registro sonoro nascido do encontro entre raiz e modernidade. Composto durante a residência, o EP reúne canções que são verdadeiros poemas musicais à Zona da Mata. Cada faixa é fruto de conversas, memórias e paisagens que formam um mosaico sonoro que celebra a identidade regional com profundidade e sensibilidade.
Marco Antonio Bouquard vem lançando singles de seu terceiro álbum, Bouquard Rock, um trabalho que dialoga com diversas influências musicais como rock rural, Clube da Esquina, folk e soft rock sem perder sua raiz na música mineira e na MPB.
Parte das composições foi criada durante a pandemia, em parceria com amigos musicais como Antônio Carlos, Gladson Morais e o saudoso Serginho de Souza. O álbum também conta com a participação especial do músico João Fera (tecladista dos Paralamas do Sucesso) na faixa ‘Além de Mar’, contribuindo com teclados e arranjos de cordas.
Além das novas canções, o disco resgata composições que quase se perderam no tempo incluindo regravações das primeiras parcerias de Bouquard com seu irmão. Com um conceito estético de cunho existencialista, Bouquard Rock busca refletir sobre o lugar do indivíduo no mundo contemporâneo e expressa uma contínua procura pelo “eu maior”.
Marco Antonio Bouquard segue, com voz própria e coração aberto, tecendo canções que honram a memória, celebram o presente e sonham o futuro porque, para ele, fazer arte é também cuidar do mundo.